Notícias

Rui Vieira Nery trouxe a história do fado à Sertã

Slide-RVNery   Rui Vieira Nery foi o primeiro convidado da sessão «Grandes Contemporâneos», promovida pelo Município da Sertã. O conhecido musicólogo esteve no Cine-Teatro Tasso, na Sertã, no passado dia 28 de junho, para falar sobre o fado português e as suas origens.
Durante quase hora e meia, Rui Vieira Nery desfiou um verdadeiro novelo de histórias sobre o fado nacional, desde a sua génese nos contextos populares da Lisboa oitocentista, até à atualidade, quando este género musical se renovou através das vozes de Mariza, Ana Moura, Camané ou Carminho.

As referências à memória do fado foram inúmeras, numa sessão em que foi possível conhecer documentos históricos ligados a esta arte e ouvir algumas canções.
Foram invocados grandes mitos do fado como Maria Severa Onofriana, Amália Rodrigues, Alfredo Marceneiro ou Berta Cardoso. Lembraram-se também os primeiros registos discográficos deste género musical, assim como as letras de músicas que o Estado Novo tão zelosamente 'cortou'.


O musicólogo Rui Vieira Nery destacou ainda o papel das casas de fado, antigamente vistas como espaços de boémia e prostituição e hoje autênticos locais de celebração do fado.
O presidente da Câmara Municipal da Sertã, José Farinha Nunes, agradeceu, no fim da sessão, a presença de Rui Vieira Nery e garantiu que o "projeto «Grandes Contemporâneos» vai continuar durante os próximos meses, estando já em preparação novos encontros".

Logo da Câmara Municipal de Sertã

Contactos

Telefone: 274 600 300 (1)
Fax: 274 600 301 (1)
E-mail: geral@cm-serta.pt

(1) Chamada para a rede fixa
nacional.

Horário de atendimento ao público
Segunda a Sexta, das 09h00 às 12h30
e das 13h30m às 16h30

Banner Cofinanciado por