Apresentação

Foto Câmara Municipal Sertã

As origens do Arquivo Municipal da Sertã coincidem com o início do concelho da Sertã, uma vez que o arquivo servia (e serve), em primeiro lugar, a instituição, sendo a sua documentação o reflexo do desenvolvimento das atividades quotidianas do município.

O acervo documental do Arquivo Municipal abrange maioritariamente o século XX, contando com alguma documentação dos inícios do século XVIII. O facto dos limites temporais do conjunto da documentação serem tão comedidos, deve-se ao terrível incêndio que, em 1917, destruiu o antigo edifício dos Paços do Concelho e, consequentemente, os arquivos documentais que estavam instalados no mesmo edifício. Assim, o mais antigo documento em arquivo é o livro de actas da vereação datado de 1718.

Com o objetivo de salvaguardar a memória colectiva do nosso Concelho, a Câmara Municipal assinou, a 10 de Setembro de 1999, um protocolo com o Instituto dos Arquivos Nacionais Torre do Tombo, no âmbito do PARAM - Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais, para a adaptação de um espaço doEdifício dos Paços do Concelho a arquivo. Porém, só a partir de Dezembro de 2004, com a contratação de uma técnica, é que se conhece uma profunda reorganização deste serviço, passando a desenvolver-se atividades em prol da comunidade nas áreas da gestão, organização e tratamento documental; investigação histórica; acesso à informação, difusão e dinamização cultural; apoio pedagógico e formação; proteção e preservação do património arquivístico do Concelho.

Em 1 de outubro de 2005, entra em vigor o Regulamento do Arquivo Municipal da Sertã para estabelecimento de princípios e normas gerais de funcionamento do serviço e uma política de gestão da documentação mais eficaz, racional, rentável e contínua, ao longo do seu ciclo de vida. O regulamento do Arquivo Municipal está neste momento a ser revisto.

Em 2010, ocorre o reconhecimento formal do serviço municipal de Arquivo Municipal no Organograma e quadro funcional das unidades orgânicas,ficando na dependência do Departamento de Administração e Finanças e integrando o Setor de Expediente Geral e Arquivo.

Entretanto, através do Regulamento dos Serviços Municipais da Câmara Municipal da Sertã, publicado no n.º 16, da 2.ª série do Diário da República, de 24 de janeiro de 2022, surge a Unidade de Arquivo e História Local (UAHL), integrando quatro setores: Gestão da Informação, Arquivo Municipal, Modernização Administrativa e Estudos de História Local

missão.jpeg

Fisicamente, a Unidade de Arquivo e História Local funciona no rés-do-chão e na cave do edifício da Câmara Municipal, contando ainda com mais um depósito no edifício do “antigo GAT – Gabinete de Apoio Técnico”.

 

Missão, Visão e Valores

 

Missão:

Criar instrumentos de gestão da informação mais eficientes e capazes de elevar a qualidade de resposta aos clientes; bem como, valorizar e salvaguardar o património arquivístico municipal através de ações de tratamento técnico documental, preservação digital, acessibilidade e disseminação.

Visão:

Atingir um alto nível de sustentabilidade e inovação na cultura organizacional e implementar critérios de racionalidade, rigor e transparência conducentes à satisfação plena das necessidades dos clientes.

Valores:

Compromisso - Transparência - Ética - Eficiência - Qualidade - Colaboração


Morada e Contactos

 


Edifício dos Paços do Concelho
Largo do Município, Nº 14
6100-738 Sertã

Telefone: 274600300 / ext. 238 – (Chamada para a rede fixa nacional)

e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 
- Horário de Atendimento

Aberto de Segunda a Sexta, das 09h às 12h30 e das 13h30 às 17h00
Encerrado aos fins-de-semana e feriados.

Logo da Câmara Municipal de Sertã

Contactos

Telefone: 274 600 300 (1)
Fax: 274 600 301 (1)
E-mail: geral@cm-serta.pt

(1) Chamada para a rede fixa
nacional.

Horário de atendimento ao público
Segunda a Sexta, das 09h00 às 12h30
e das 13h30m às 16h30

Banner Cofinanciado por