Rota da Estrada Nacional 2
A Estrada Nacional 2 (N2) é a mais extensa estrada portuguesa. Desenvolve-se longitudinalmente ao longo do país, de Norte a Sul, ligando a cidade de Chaves, em Trás-os-Montes, à cidade de Faro, no Algarve. Surgiu com o Plano Rodoviário de 1945 e, oficialmente, tem uma extensão de 739 quilómetros. Ao longo do seu traçado percorre 35 concelhos, nos quais atravessa ou passa na imediata proximidade de 27 das respetivas sedes concelhias. A Sertã é uma das sedes de concelho atravessadas pela N2, mais precisamente ao Km 345. No entanto, a entrada da N2 no município da Sertã faz-se alguns quilómetros mais atrás, junto à Barragem do Cabril e à vila de Pedrógão Pequeno (Km 327). Viajar na N2 é descobrir Portugal de Norte a Sul, num encontro com a sua história, com as suas paisagens, com várias gastronomias, doçarias e vinhos.
Grande Rota do Zêzere
A Grande Rota do Zêzere liga o rio Zêzere desde a nascente no Covão de Ametade na Serra da Estrela até à foz em Constância e pode ser percorrida a pé, de bicicleta ou de Kayak num total de 370 km. Atravessa 13 concelhos: Manteigas, Covilhã, Guarda, Fundão, Pampilhosa da Serra, Vila de Rei, Oleiros, Sertã, Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Ferreira do Zêzere, Abrantes e Constância. Esta Grande Rota faz a sua entrada no concelho da Sertã na zona da Barragem do Cabril, na freguesia de Pedrógão Pequeno. Mais abaixo existe uma estação intermodal. Tem passagens também pelas freguesias do Castelo e pela União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais.
Aldeias do Xisto
A rede das Aldeias do Xisto é constituída por 27 aldeias distribuídas pelo interior da região Centro de Portugal. Estes pequenos núcleos agregam o potencial turístico regional refletido na arquitetura, nas amenidades ambientais, na gastronomia e nas tradições, entre outros elementos culturais distintivos apresentados em produtos e serviços de excelência. Pedrógão Pequeno é uma das Aldeias do Xisto. Em terras do xisto há em Pedrógão – um afloramento de granito – que deu pedra para cantarias de portas e janelas, embora o xisto seja o material de construção predominante.
Rota Botânica - “Territórios 5 Sentidos”
Toda a beleza do património natural e paisagístico da pitoresca vila de Pedrógão Pequeno e dos seus trilhos nas margens do Zêzere (Concelho da Sertã) é o que oferece a Rota Botânica “Territórios 5 Sentidos”. O circuito da vila (1,1km) é extensível ao vale (5,4km) e dá a conhecer 12 espécies identificadas, que exaltam os sentidos, o exotismo das origens, a exuberância da diversidade das cores, formas, texturas, aromas e até sabores, que se estendem ao longo do vale do Cabril, das levadas, das encostas do Rio Zêzere e desta Aldeia do Xisto. Cada espécie apresenta diferentes narrativas, designações científicas, características morfológicas, usos e tradições culturais que lhe estão relacionadas num cenário de contemplação e exaltação da natureza local.
Rota Olhares e Contares do Lado de Lá
Como seriam as histórias dos territórios contadas pelas estátuas que se ergueram um dia em praças, ruas, rotundas e jardins? Esta rota responde a estas e outras perguntas ao mesmo tempo, é um convite à viagem às vilas da Sertã e Cernache do Bonjardim. Estas localidades reúnem-se numa viagem literária que nos irá levar à sua descoberta através da ilustração e da criação de um roteiro com características únicas. É uma proposta de encontro entre as pessoas e as histórias deste território. Um lugar comum para escrever, ler e ilustrar. Num primeiro momento, um grupo de autores escreveu o território; num segundo momento, 25 ilustradores criaram imagens. Os conteúdos gerados por autores e ilustradores são matéria-prima preciosa para a criação destes roteiros turísticos que levarão a comunidade local e turística a visitar e a permanecer no concelho, numa lógica de convite a estar, ser e sentir os lugares como um território único. Como resultado destes encontros, temos em mãos um roteiro de ilustração que se revela também numa mostra de ilustração que percorrerá os três municípios e um encontro marcado para os ilustradores conhecerem as suas estátuas. Acreditamos que é importante criar laços e reconhecer o lado emocional dos territórios e as suas gentes. Este projeto é o testemunho desta crença que agora se materializa.
Alma dos Lugares D’Aqui
A Geonatour disponibiliza uma Aplicação para smartphone que promove o turismo de natureza, comunicando e valorizando o património natural e histórico-cultural dos territórios trabalhados.Com a AppGeonatour, os turistas e amantes de natureza descobrem os encantos dos diversos territórios, sem se desviarem dos percursos traçados (através da georreferenciação, permitindo o modo offline), recebendo todas as informações ao longo do percurso pedestre. Informações sobre locais com interesse geológico, natural, histórico, arqueológico, alojamento, alimentação e outros locais de interesse são disponibilizadas, maximizando estas experiências únicas.