











Presidente da Junta
Maria João Alves Ribeiro
Morada
Rua 5 de Janeiro
6100 - 221 Cernache do Bonjardim
Telefone
274 809 318
Website
A União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais surgiu com a reorganização administrativa de 2012/2013, agregando assim cada uma das freguesias que compõe esta união.
No seu conjunto, esta União de Freguesias estende-se por uma área de 101,59 Km2 e, de acordo com os Censos de 2021, tem 3364 habitantes (sendo que a maior parte se centraliza na vila de Cernache do Bonjardim). Assim, a densidade populacional desta União de Freguesias é 33,1 habitantes/km2.
Cernache do Bonjardim, com uma área de 72,06km2, está integrada, do ponto de vista geomorfológico, na área do chamado Maciço Antigo. Esta freguesia apresenta um quadro bastante irregular, marcado na parte oriental por zonas planas e com poucos declives, favoráveis à agricultura, e na parte ocidental por terrenos bastante acidentados e irregulares, próximos do Rio Zêzere.
Esta vila localiza-se a 7,6 km da sede de concelho e caracteriza-se por uma fauna e flora bastante abundantes. O pinheiro e o eucalipto predominam na flora, ao passo que na fauna são os coelhos e algumas aves a prevalecerem. Cernache do Bonjardim é atravessada pela ribeira da Cerdeira, sendo de notar que tem nos seus limites a imponente Albufeira de Castelo do Bode.
Cernache do Bonjardim é berço de personalidades ilustres, onde se destacam, Nuno Álvares Pereira (1360-1431), Condestável do reino, canonizado São Nuno de Santa Maria em 2009, pelo Papa Bento XVI, em Roma, e Silvino Santos (1886-1970), pioneiro do cinema brasileiro.
O orago desta vila é S. Sebastião.
A freguesia de Nesperal possui uma área de 7,74 km2 e encontra-se situada a 5,7km da sede de concelho. Apresenta uma orografia pouco acidentada, predominando, ao nível da flora, o pinheiro e o eucalipto.
O orago da freguesia é S. Simão.
A freguesia de Palhais possui uma área de 22,04km2 e encontra-se situada a 9,6km da sede do concelho. A freguesia é banhada nos seus limites pela albufeira da barragem de Castelo do Bode.
O orago da freguesia é Nossa Senhora da Anunciação.
(fonte: "História da Sertã", de Rui Pedro Lopes, 2013)