Pratos Típicos

Pratos Típicos

Maranho

Image

O Maranho é o ex-libris do concelho da Sertã. Rei da Gastronomia local, quem o prova não lhe fica indiferente. A forma sublime com que consegue conjugar sabores e texturas, onde a intensidade do paladar da cabra se conjuga na perfeição com a frescura da hortelã,conferem a esta iguaria um sabor inconfundível. Este prato tem já uma história secular, remontando ao século XIX. Por todos os restaurantes do concelho da Sertã pode degustar e saborear esta iguaria, que é já um prato premiado e ostenta com selo de Identificação Geográfica (IG) desde 2022.

Ingredientes e Modo de Confeção

Ingredientes: Bucho de borrego ou carneiro, carne de borrego,  presunto, chouriço magro, toucinho entremeado, arroz, hortelã, azeite, sal, limão, pimenta e vinho branco. 

Modo de confecionar:

  • Escolhe-se um bucho grande, lava-se impecavelmente em várias águas, quentes e frias, raspa-se com uma faca e esfrega-se com sumo de limão.
  • Corta-se aos bocados, que se cosem com agulha e linha, dando-lhes a forma de sacos.
  • Cortam-se em bocadinhos a carne, o presunto e o chouriço. Juntam-se ainda o vinho branco, o azeite, o arroz lavado cru e a hortelã finamente picada.
  • Mistura-se tudo, espera-se para tomar o gosto e depois deita-se o preparado nos sacos, sem os encher muito (para permitir a dilatação do arroz).
  • Fecha-se a abertura dos sacos, cosendo-os com agulha e linha. Introduzem-se os maranhos em água abundante a ferver e temperada com sal e deixam-se cozer.
  • Verifica-se a cozedura dos maranhos espetando-se com um garfo. Regra geral, os maranhos cozem em 1 hora e 15 minutos, aproximadamente.

Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim

Image

Um regalo para os mais gulosos, os Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim são dos mais fiéis depositários da doçaria conventual. Uma receita que passou de geração em geração e que, a cada passagem, se aprimorou. Confecionado à base de doce de ovos, envolvidos numa crocante massa coberta de amêndoa, são incontornáveis em qualquer visita à região. Este pequeno pedaço de céu em forma de cone, foi finalista do concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal, promovido pela RTP. 

Ingredientes e Modo de Confeção

Ingredientes:

Recheio:  açúcar,  água, amêndoas e gemas.
Cartucho:  farinha, manteiga e ovos.

Modo de confecionar:

  • Cartucho:

    • Coloca-se a farinha numa tigela. Por cima deita-se a manteiga derretida. A seguir, juntar um ovo de cada vez e amassar tudo muito bem. Estende-se a massa com o rolo, corta-se aos quadrados.
    • Forram-se exteriormente as formas em feitio de cartucho, pincela-se com ovo batido e polvilham-se de amêndoa ralada na máquina, mas que fique grossa.
    • Vão ao forno a cozer.

    Recheio:

    • Deitar água num tacho juntamente com o açúcar e deixar ferver até fazer ponto de espadana.
    • Junta-se-lhe a amêndoa ralada. Logo que ferver, retirar do lume, deixar ferver, até engrossar (o lume deve ser fraco e vai-se mexendo sempre).
    • Com este recheio, enchem-se os cartuchos e estão prontos a servir.

Bucho Recheado

Image

Se o Maranho é Rei, o Bucho é com certeza o Príncipe da nossa gastronomia. Um prato com características singulares, rico em ingredientes onde se destacam a carne de porco e galinha, o presunto e o chouriço, o ovo e o pão do trigo. Tudo misturado com um arroz saboroso, e junto numa pele tostada e crocante de bradar aos céus. Da mesma forma que o maranho, também o bucho contem uma história tão rica como os seus ingredientes..

Ingredientes e Modo de Confeção

Ingredientes:

Bucho de porco, lombo de porco, galinha, presunto, chouriço magro, ovos, arroz, pão, salsa picada, vinho branco, sumo de laranjas e limão misturado com salsa picada, sal e cravinho.

Modo de confecionar:

  • Cortam-se as carnes em pedaços, tempera-se com alhos, sal e vinho branco. Faz-se um refogado com cebola picada, azeite, óleo e margarina, cravinho de cabeça, louro, salsa e alho.
  • Depois de refogado, misturam-se as carnes e deixam-se guisar, quando começam a querer alourar, mistura-se a marinada. Tapa-se o tacho e deixa-se cozer. Se começar a secar, deita-se um pouco de vinho branco ou água;
  • De seguida, as carnes cozidas tiram-se para fora, coze-se o arroz onde a carne guisou.
  • Após o arroz cozido, bem aberto, retira-se o tacho do lume e mistura-se o pão e, por fim, os ovos bem batidos. Vai de novo ao lume para cozer os ovos, mexendo sempre para não agarrar.
  • A seguir, mistura-se a salsa picada, o sumo de laranja e limão. Enche-se o bucho de porco, previamente lavado e bem seco com um pano, não muito para não rebentar. Cosem-se as aberturas com agulha e linha, picam-se os dentes de alho, junta-se colorau e azeite.
  • Esfrega-se o bucho com esse preparado e leva-se a tostar em forno bem quente cerca de meia hora. Vai-se picando com a agulha para não rebentar.
Logo da Câmara Municipal de Sertã

Contactos

Telefone: 274 600 300 (1)
Fax: 274 600 301 (1)
E-mail: geral@cm-serta.pt

(1) Chamada para a rede fixa
nacional.

Horário de atendimento ao público
Segunda a Sexta, das 09h00 às 12h30
e das 13h30m às 16h30

Banner Cofinanciado por