Abastecimento de água

O abastecimento público de água potável do concelho da Sertã é da competência do Município, feito com recurso a captações próprias de água e água proveniente das captações de Cabril e Santa Luzia, através das Águas do Vale do Tejo, S.A.. Para controlo da qualidade da água, o Município da Sertã recorre a laboratório externo certificado pelo Instituto Português de Qualidade da Água, cumprindo o Plano de Controlo de Qualidade Água (PCQA) definido pelo Município e aprovado anualmente pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).


Leitura dos Contadores de Água:
A periodicidade de emissão das faturas dos serviços de águas é mensal, com base nas leituras de consumo efetuadas pelos serviços. Através dos contadores instalados nas redes prediais, o consumo é sujeito a medição direta cuja leitura é recolhida mensalmente pelos funcionários adstritos a esse serviço.
Os munícipes podem fornecer aos serviços a leitura efetiva do contador de água para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone 274 600 300.

Para as necessidades do consumo humano no concelho da Sertã são distribuídos anualmente cerca de 1 306 537 m3 de água, existindo 29 captações próprias subterrâneas de água, para além das captações de superfície localizadas no Cabril e Santa Luzia.
Existem:

- 29 Instalações de tratamento para desinfeção da água
- 4 Estações Elevatórias
- 94 Reservatórios de água
- 488,20 km de rede de distribuição de água
- 9159 contadores domésticos e 950 contadores não domésticos.


Resultados das Análises da Água para Consumo Humano:
Assegurar a qualidade de água para o consumo humano, constitui um objetivo primordial do Município da Sertã, de forma a proteger a saúde e salvaguardar a sua utilização sustentável. No sentido de garantir a qualidade, periodicamente, são efetuadas análises, de acordo com a legislação em vigor pelo Decreto-Lei 306/2007, de 27 de agosto.
Nota: Sempre que se verifique algum incumprimento, ou seja, sempre que os valores ultrapassem os limites recomendados, são comunicados imediatamente à autoridade de saúde e à ERSAR, sendo simultaneamente tomadas as medidas corretivas consideradas adequadas.
Resultados do 2.º trimestre de 2024
Resultados do 1.º trimestre de 2024


Fontanários:
Os fontanários podem ser fornecidos com água da rede pública ou com água de nascentes, furos, podendo ser propriedade da Câmara municipal, ou das respetivas Juntas de Freguesia.
À Câmara Municipal, nos termos da al. f) do nº 2 do art.º 64.º da Lei nº 5-A / 2002, compete gerir o serviço de distribuição de água, no qual está implícito o fornecimento dos fontanários com este bem precioso, cabendo às Juntas de Freguesia a conservação e reparação dos mesmos, de acordo com a al. d), do nº4, do art.º34.º da referida Lei.
Nem todas as fontes são abastecidas por água tratada, pelo que quando a água não é sujeita a tratamento nem analisada, a respetiva fonte estará sinalizada com o dístico “Água Não Controlada”.


Logo da Câmara Municipal de Sertã

Contactos

Telefone: 274 600 300 (1)
Fax: 274 600 301 (1)
E-mail: geral@cm-serta.pt

(1) Chamada para a rede fixa
nacional.

Horário de atendimento ao público
Segunda a Sexta, das 09h00 às 12h30
e das 13h30m às 16h30

Banner Cofinanciado por