Património Natural

Vale do Cabril




Localização: Freguesia de Pedrógão Pequeno (concelho da Sertã) e concelho de Pedrógão Grande
Coordenadas GPS: N 39º 90’ 56.05” W 8º 13’50.86”

O vale de aspeto telúrico, situado num enclave granítico, entre maciços xistosos, estende-se pelas margens do rio Zêzere entre as povoações de Pedrógão Pequeno e Pedrógão Grande. Cantado e pintado por inúmeros artistas, como Luís Vaz de Camões, Alfredo Keil ou José Malhoa, o Vale do Cabril é o resultado de uma simbiose quase perfeita entre homem e natureza. O património natural é aqui particularmente rico e variado, com inúmeras espécies arbóreas e faunísticas. Referência para as quercíneas nas escarpas do paredão da Barragem do Cabril e para o sobreiro, carvalho-cerquinho, medronheiro e pinheiro-bravo. Na fauna local, predominam a perdiz, corvo, garça-real, milhafre preto, melro-preto ou a águia de asa redonda.


Serra do Cabeço da Rainha




Localização: Freguesias do Troviscal e Ermida (concelho da Sertã), concelho de Oleiros e concelho de Proença-a-Nova
Coordenadas GPS: N 39º 51’ 08.01” W 7º 55’07.02”

É o ponto mais alto do concelho da Sertã e funciona como limite natural com o concelho vizinho de Oleiros. Situado a 1080 metros de altitude, apresenta declives na ordem dos 30%. A Serra do Cabeço da Rainha estende-se por cerca de 20 km de comprimento e é um magnífico miradouro natural, com imensa flora arbustiva e excelentes condições de visibilidade, podendo observar-se as serras do Moradal e da Gardunha, a cidade de Castelo Branco e outras localidades. Aqui nascem as ribeiras da Isna e da Tamolha, encontrando-se na zona envolvente diversos achados arqueológicos, que remetem para uma ocupação humana muito antiga do local.


Alameda da Carvalha




Localização: Freguesia da Sertã
Coordenadas GPS: N 39º 48’ 02.00” W 8º 05’55.53”

A Alameda da Carvalha é um dos cartões-de-visita da vila da Sertã, sendo um espaço extremamente aprazível na margem direita da Ribeira Grande (também conhecida por Ribeira da Sertã). O seu nome advém dos inúmeros carvalhos aqui plantados muito provavelmente no século XI. Diz-nos a tradição que, à sombra de um desses carvalhos, se realizaram algumas das sessões da Câmara da Sertã no século XIV. Este foi, desde sempre, um local de recreio e ponto de encontro obrigatório dos sertaginenses. As grandes festas decorriam, e ainda decorrem, ao longo da extensa alameda, bem como os festivais e as feiras.


Fragão




Localização: Fojo da Serra - Freguesia do Troviscal
Coordenadas GPS: N 39º 51’ 35.29” W 7º 55’58.58”

É uma das quedas de água mais imponentes do concelho da Sertã, aproveitando a orografia de um terreno situado junto à aldeia do Fojo da Serra (freguesia do Troviscal) para proporcionar um espetáculo de rara beleza. Nas suas margens é ainda possível encontrar os vestígios de duas antigas azenhas, onde em tempos recuados a população do Fojo da Serra e de localidades próximas moíam os seus cereais. O acesso à queda de água requer cuidados especiais, não sendo aconselhável a visita sem calçado ou vestuário adequado.


Albufeira da Bouçã




Localização: Freguesia do Castelo (concelho da Sertã), concelho de Figueiró dos Vinhos e concelho de Pedrógão Grande
Coordenadas GPS: Pontos variáveis

A Albufeira da Bouçã encontra-se implantada no rio Zêzere, entre as albufeiras do Cabril (montante) e de Castelo de Bode (jusante). Conta com uma área superficial de 500 hectares e possui uma profundidade média de 20 metros. A construção da Barragem da Bouçã (inaugurada em 1955) redundou na criação desta aprazível albufeira agora bastante procurada para atividades de cariz desportivo como a pesca, canoagem, percursos pedestres e de bicicleta. Nas margens, é possível observar inúmeras espécies arbóreas como o salgueiro, amieiro, loureiro, medronheiro, carvalho alvarinho, sobreiro e zambujeiro.


Albufeira de Castelo do Bode




Localização: Concelho da Sertã, concelho de Ferreira do Zêzere, concelho de Tomar, concelho de Abrantes e concelho de Vila de Rei
Coordenadas GPS: Pontos variáveis

A albufeira de Castelo do Bode desenvolveu-se a partir de 1951, com a construção da barragem com o mesmo nome, localizada no troço terminal do rio Zêzere. Ocupando uma área com cerca de 3300 hectares, possui uma extensão máxima de 60 km e tem uma capacidade total de armazenamento de cerca de 1100 hm³. Atualmente, é o maior reservatório nacional de água, servindo mais de dois milhões de habitantes da área da Grande Lisboa. Na envolvente desta albufeira localizam-se diversas aldeias ribeirinhas, nomeadamente Várzea de Pedro Mouro, Foz da Sertã e Trízio (concelho da Sertã). Esta albufeira é um local verdadeiramente paradisíaco, com inúmeras praias fluviais, uma estância de wakeboard (a primeira no mundo) e o conhecido Lago Azul.


Albufeira do Cabril

 



Localização: Freguesia de Pedrógão Pequeno (concelho da Sertã), concelho de Pampilhosa da Serra, concelho de Pedrógão Grande e concelho de Oleiros
Coordenadas GPS: Pontos variáveis

A Albufeira do Cabril resultou da construção, em 1954, da barragem com o mesmo nome. Tem uma capacidade total de 720 000 m³ e uma capacidade útil de 615 000 m³. A sua cota do nível de pleno armazenamento é de 296 m, apresentando um perímetro total de 280 km. Encontra-se localizada ao longo de quatro concelhos (Sertã, Pedrógão Grande, Pampilhosa da Serra e Oleiros) e é um verdadeiro espaço de lazer, que convida à fruição plena da natureza e à tranquilidade. Nas águas límpidas e cristalinas do rio Zêzere é possível mergulhar, praticar vários desportos, sobretudo náuticos, ou até mesmo pescar. Além disso, pode-se também acampar, fazer piqueniques ou caminhar nas margens da albufeira. O Miradouro de Nossa Senhora da Confiança, em Pedrógão Pequeno, é um dos locais de eleição para contemplar a albufeira.

 


Moinho das Freiras




Localização: Freguesia de Pedrógão Pequeno (concelho da Sertã)
Coordenadas GPS: N 39º 53’ 41.40” W 8º 08’21.80”

O telúrico Vale do Zêzere esconde tesouros únicos, como aquele que se situa no fundo deste vale, junto ao plano de água do rio Zêzere. No Moinho das Freiras repousam histórias e paisagens prontas a descobrir, num enquadramento belo, entrecortado pelo azul e verde. A visita deve começar obrigatoriamente pelo ‘túnel’, uma imponente estrutura escavada na pedra calcária do vale e cuja finalidade nunca foi cumprida. Junto ao túnel, é possível passar momentos de lazer no parque de merendas aí instalado e mais abaixo, nas águas do rio Zêzere, praticar diversos desportos náuticos ou simplesmente contemplar a bela paisagem.

 

Logo da Câmara Municipal de Sertã

Contactos

Telefone: 274 600 300 (1)
Fax: 274 600 301 (1)
E-mail: geral@cm-serta.pt

(1) Chamada para a rede fixa
nacional.

Horário de atendimento ao público
Segunda a Sexta, das 09h00 às 12h30
e das 13h30m às 16h30

Banner Cofinanciado por