Projeto Bússola
O Projeto Bússola traduz-se num projeto de prevenção e intervenção que visa, na generalidade, contribuir para o desenvolvimento socioeducativo da comunidade local e estimular a qualidade e diversidade da oferta educativa do concelho, dotando o munícipe do futuro com experiências-chave para o sucesso do mesmo. São objetivos transversais a entidades cujo público-alvo, de uma forma ou de outra, são crianças e jovens. É neste contexto que, num esforço conjunto, se promove a colaboração entre o Município e o Agrupamento de Escolas, Instituto Vaz Serra e Escola Tecnológica da Sertã. Pretende-se trabalhar no sentido da melhoria da oferta educativa e socioeducativa, sendo o foco essencial a vertente comportamental e social.
A equipa é constituída por psicólogos, sociólogos, assistentes sociais, terapeuta da fala e mediador cultural, técnicos do Município que trabalham em parceria com as respectivas escolas, procurando responder às solicitações que se lhe apresenta face ao seu quotidiano. Neste sentido, a equipa garante o planeamento e execução das ações de prevenção e intervenção (podendo para o efeito recorrer a entidades externas), abrangendo problemáticas variadas, de forma integrada, concertada e complementar relativamente ao que já é desenvolvido pelas estruturas existentes nas escolas. Sublinha-se a intenção clara do estabelecimento de parcerias e desenvolvimento de trabalho conjunto.
Programa de Atividades de Enriquecimento Curricular
As Atividades de Enriquecimento Curricular inserem-se numa estratégia alargada de articulação entre o funcionamento da escola e a organização de respostas sociais no domínio do apoio à família, abrangendo três grandes vertentes: as atividades de animação e apoio à família (educação pré-escolar), a componente de apoio à família (primeiro ciclo do ensino básico) e as atividades de enriquecimento curricular (primeiro ciclo do ensino básico).
As atividades de enriquecimento curricular, vulgo AEC, desenvolvem-se no primeiro ciclo do ensino básico, em horário pós-letivo (após as 15h00) e são da responsabilidade conjunta do Agrupamento de Escolas (vertente pedagógica) e do Município (vertente logística e financeira). As atividades desenvolvidas são de carácter facultativo e de natureza eminentemente lúdica, formativa e cultural e incidem, nomeadamente, nos domínios desportivo, artístico, científico e tecnológico, de ligação da escola com o meio, de solidariedade e voluntariado e da dimensão europeia da educação. No caso do Agrupamento de Escolas/ Município da Sertã, as atividades são: atividade desportiva e dança, atividade musical e oficina criativa.
Programa Tempo de Acolher
O programa Tempo de Acolher é desenvolvido no âmbito das medidas de animação e apoio à família e componente de apoio à família, assim, em prolongamento de horário em período letivo, das 17h30 às 19h30. Destina-se às crianças e alunos que frequentam a educação pré-escolar e o primeiro ciclo do ensino básico da educação/ ensino públicos.
As atividades são desenvolvidas por uma equipa de trabalho composta por monitores responsáveis e experientes, abrangem áreas como a Educação para a Leitura, Educação para a Cultura da Arte e da Música, Educação para a Fantasia. O bem-estar pessoal, o relacionamento social, a visão de si próprio e do mundo que o rodeia são assuntos abordados e desenvolvidos nos grupos, com a preocupação presente do bem-estar global das crianças.
Programa Criar+
O programa Criar+ desenvolve-se no período de animação e apoio à família, assim, em período não-letivo (após as 15h00), no âmbito da educação pré-escolar. Cada grupo turma da educação pré-escolar pública usufrui de 1 hora de expressão físico-motora e 1 hora de expressão musical, por semana.
Com estas atividades, pretende-se que as crianças adquiram e desenvolvam competências relacionadas com a motricidade; desenvolvam atitudes favoráveis à atividade física e à responsabilidade do seu bem-estar; adquiram e desenvolvam comportamentos e valores referentes ao ajustamento pessoal e social; desenvolvam a habilidade de utilização do movimento como instrumento de comunicação e expressão; compreender as expressões como forma de expressão e comunicação; desenvolvam a imaginação, a criatividade e a memória através de experiências diversificadas.
Atividade físico-desportiva, expressão musical são atividades que contribuem para o desenvolvimento integral das crianças, tanto em termos pessoais como sociais. Neste seguimento, atividades de expressão físico-motora e expressão musical.
Regime de Fruta Escolar e Leite Escolar
No âmbito do Regime Escolar e, assim, das orientações emanadas pela União Europeia, no que respeita à distribuição de fruta e produtos hortícolas nas escolas, o Município da Sertã promove a distribuição gratuita de fruta e leite escolar às crianças da educação pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico do ensino público.
O Regime Escolar visa promover o consumo de fruta, produtos hortícolas e bananas e de leite e produtos lácteos às crianças, procurando promover também a dimensão educativa desta ação através da prossecução de medidas educativas de acompanhamento. As medidas educativas de acompanhamento procuram promover o aumento a curto e médio prazo do consumo dos produtos abrangidos pelo regime escolar, a aproximação das crianças à agricultura, a aquisição ou desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis e a atividade física, e a educação relativamente a questões conexas, como as cadeias alimentares locais, a agricultura biológica, a produção sustentável ou o combate ao desperdício de alimentos.
Abrangendo as crianças da educação pré-escolar e os alunos do primeiro ciclo do ensino básico, a fruta é distribuída duas vezes por semana, maioritariamente às terças e quintas-feiras. Procura respeitar-se a sazonalidade dos produtos e sempre que possível recorre-se à produção biológica de produtores locais. As frutas e legumes abrangidos são: maçã, pera, laranja, banana, tangerina, clementina, cereja, uvas, ameixa, pêssego, tomate cereja e cenoura.
A distribuição de leite simples é feita diária e gratuitamente a todas as crianças da educação pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico. Abrange também leite sem lactose e leite de origem vegetal, assim haja informação de alergias ou intolerâncias alimentares.