O sagrado e o profano misturam-se nas festas e romarias do concelho da Sertã. Todos os anos, em diferentes localidades, mais de meia centena de festividades invocam oragos, perpetuam tradições, reúnem famílias, aproximam comunidades e afirmam a identidade local.
As festas e romarias atraem milhares de visitantes ao concelho da Sertã. São acontecimentos únicos e intensos, vividos de forma especial pelas nossas gentes, com argumentos incontestáveis: folia, cantares, iluminação, petiscos ou fogo de artifício, tudo coroado pelo momento mais solene, a procissão ao santo padroeiro.
Pela sua antiguidade e vivência própria, as romarias de Nossa Senhora dos Remédios (Sertã), Nossa Senhora da Confiança (Pedrógão Pequeno) e Nossa Senhora da Graça (Sertã) são as mais famosas, mas é preciso não esquecer a cada vez mais impactante romaria a S. Nuno de Santa Maria (Cernache do Bonjardim) ou as concorridas festas nas aldeias do Cabeçudo, Outeiro da Lagoa/Calvos, Pampilhal, Cumeada, Marmeleiro, Castelo, Carvalhal, Figueiredo, Ermida, Troviscal, Várzea dos Cavaleiros, Nesperal, Palhais, Calvaria, Trízio, Bravo, Codiceira, Passaria, Serra de São Domingos, Macieira, Carvalhal do Troviscal e Amioso.
"O bater do coração de um povo sente-se mais forte nas suas festas de verão. É o momento do (re)encontro, da partilha, da comunhão de um espírito e de um território, que se afirmam a cada badalada do sino da capela ou no estalejar do foguete que marca o início da festa."Carlos Miranda,
Presidente da Câmara Municipal da Sertã
Pelo segundo ano consecutivo, o Município da Sertã está a promover uma campanha de divulgação e valorização das festas e romarias que decorrem no concelho. Esta iniciativa, batizada de «Verão que Há Festa», disponibilizará um roteiro informativo e um passaporte, o qual devidamente preenchido e carimbado, habilitará os seus portadores a vários prémios.A campanha centra-se, para já, apenas nas festas que decorrem nos meses de verão (até 21 de setembro). Saiba mais sobre esta campanha aqui.
Descarregue aqui o seu Roteiro
Freguesia do Cabeçudo
Festa de Santo Estevão e Nossa Senhora da Piedade
A festa em honra de Santo Estevão e Nossa Senhora da Piedade sempre foi o ponto alto do calendário litúrgico da freguesia do Cabeçudo, sendo celebrada desde finais do século XIX. Não perde nem cor nem brilho e a cada ano que passa atrai alguns milhares de pessoas, em autêntico espírito de (re)encontro entre gerações ou dos que ainda vivem pela fregueisa e os que debandaram para paragens mais longínquas.
Data: Último fim de semana de agosto
Local: Casal de Santo Estevão – Cabeçudo
GPS: N 39°50’04.5” W 8°08’27.5”
Festa de São Sebastião
Data: 20 de outubro
Local: Igreja Paroquial do Cabeçudo
GPS: N 39°49’39.5” W 8°08’27.2”
Festa do Santíssimo Sacramento
Data: 11 de junho
Local: Igreja Paroquial do Cabeçudo
GPS: N 39°49’39.5” W 8°08’27.2”
Freguesia do Carvalhal
Festa de Nossa Senhora do Amparo
O orago do Carvalhal é de grande antiguidade, ambora a festa em sua honra seja mais moderna nesta aldeia (origens no século XIX). Ainda assim, a festividade tem grande brilhantismo e é sempre muito procurada por foliões e devotos, que não poupam elogios ao caráter pitoresco do arraial e às muitas atividades que nele decorrem ao longo de quatro dias, como é o caso das duas procissões (diurna e noturna) e do leilão de fogaças.
Data: primeiro fim de semana de agosto
Local: Igreja Paroquial do Carvalhal
GPS: N 39°52’11.2” W 8°08’23.3”
Festa de São João
A festa tem história recente, mas a animação com que é anualmente servida já lhe granjeou certa fama na região. Invocando São João Baptista, a festividade decorre na capela com o mesmo nome situada no lugar do Viseu Fundeiro, na freguesia do Carvalhal, e foi buscar inspiração aos muitos convóivios que habitualmente acontecem entre os habitantes do Viseu Fundeiro e do Viseu Cimeiro e de várias aldeias vizinhas. Música e diversão são os ingredientes principais desta festividade.
Data: 24 de junho
Local: Viseu Fundeiro - Carvalhal
GPS: N 39°52’29.5” W 8°06’41.6”
Festa de São Pedro
Data: 29 de junho
Local: Santo Abril – Carvalhal
GPS: N 39°52’25.6” W 8°08’05.9”
Freguesia do Castelo
Festa de Nossa Senhora da Assunção
No coração da freguesia do Castelo, decorre a festa em honra de Nossa Senhora da Assunção. A Igreja Paroquial do Castelo é o ponto central desta festividade, que atrai muitas centenas de visitantes, não só pelo cartaz variado como pelas tradições associadas a esta festividade (missa, procissão, leilão de fogaças, fogo de artifício).
Data: 14 e 15 de agosto
Local: Igreja Paroquial do Castelo
GPS: N 39°50’37.3” W 8°10’18.4”
Festa de Nossa Senhora das Preces
Data: mês de setembro
Local: Capela de Nossa Senhora das Preces – Mosteiro das Preces (Castelo)
GPS: N 39°51’08.0” W 8°10’48.4”
Festa de Santa Rita
A festa de Santa Rita decorre anualmente na pequena capela com o mesmo nome, situada junto à aldeia dos Moleiros, na freguesia do Castelo. Trata-se de uma festa já com alguma história e cujas origens remetem para as primeiras décadas do século XX.
O arraial sempre muito animado é um dos motivos de interesse, assim como as tradicionais celebrações religiosas que dão um colorido à velha capela, construída no século XVIII.
Data: início de agosto
Local: Capela de Santa Rita – Moleiros (Castelo)
GPS: N 39°51’05.2” W 8°09’36.8”
Festa de Santo António
Data: finais de julho
Local: Capela de Santo António – Mourisco (Castelo)
GPS: N 39°51’23.9” W 8°08’41.0”
Festa de Santa Maria
O culto a Santa Maria do Seixo é antiquíssimo na freguesia do Castelo, mas a festa, que se celebra na capela com o mesmo nome, é uma novidade. Todavia, isso não impede que esteja garantida muita música, animação e um espírito de forte convivialidade. Tudo isto aprimorado com a boa gastronomia da região e o gosto por receber. O programa religioso é também sinónimo da fé arreigada das gentes desta localidade.
Data: final de julho
Local: Capela de Santa Maria – Seixo (Castelo)
GPS: N 39°51’29.6” W 8°10’33.5”
Festa de Nossa Senhora das Dores
Data: mês de setembro
Local: Capela de Nossa Senhora das Dores (Roda de Santa Apolónia)
GPS: N 39°50’30.5” W 8°10’55.0”
União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais
Festa de São Macário e Santa Maria Madalena
Data: primeiro fim de semana de maio
Local: Capela de Santa Maria Madalena (Cernache do Bonjardim)
GPS: N 39°47’56.97” W 8°13’36.59”
Festa de Nossa Senhora das Neves
O Pampilhal é a segunda povoação mais importante da antiga freguesia de Cernache do Bonjardim, não só pelos números demográicos, mas também pelo dinamismo que sempre apresentou. A sua festa dedicada a Nossa Senhora das Neves, é bastante concorrida e os registos mais antigos fazem recuá-la até finais do século XIX. As tradições que lhe estão associadas conferem-lhe grande destaque no contexto de toda a região.
Data: início de agosto
Local: Capela de Nossa Senhora das Neves – Pampilhal (Cernache do Bonjardim)
GPS: N 39°49’48.8” W 8°12’54.3”
Festa de Santo António
Data: mês de junho
Local: Cernache do Bonjardim
GPS: N 39°48’57.2” W 8°11’15.5”
Festa de São João
Data: 24 de junho
Local: Cernache do Bonjardim
GPS: N 39°48’57.2” W 8°11’15.5”
Festa de São Bento e São João
A antiguidade desta capela remonta ao século XVII, sendo muito concorrida de povo e fiéis que aqui buscavam proteção divina. As primeiras festas aconteciam sobretudo com a interseção contra as habituais epidemias de varíola que atingiam a região. Depois, o sagrado e o profano começaram a misturar-se, com muita música e animação a trazerem aqui anualmente centenas de foliões.
Data: mês de julho
Local: Capela de São Bento (Quintã - Cernache do Bonjardim)
GPS: N 39°47’13.2” W 8°12’03.5”
Romaria de S. Nuno de Santa Maria
Todos os anos, Cernache do Bonjardim celebra a vida e os feitos de S. Nuno de Santa Maria, com uma grandiosa Romaria, que se completa com uma programação cultural vasta e diversificada.
Figura indelével da História de Portugal, Nuno Álvares Pereira nasceu em 1360, nos Paços do Bonjardim, em Cernache do Bonjardim, Concelho da Sertã. Filho de D. Álvaro Gonçalves Pereira e Iria Gonçalves, Nuno Álvares Pereira foi nobre, guerreiro e carmelita e apoiou as pretensões de D. João Mestre de Avis (D. João I) à coroa, tendo desempenhado um papel decisivo durante a crise de 1383-1385: as vitórias nas batalhas de Atoleiros, Aljubarrota e Valverde garantiram a consolidação da independência portuguesa face ao reino de Castela.
Após o falecimento de sua esposa, Nuno Álvares Pereira ingressou na Ordem dos Carmelitas em 1423, no Convento do Carmo que mandara construir em Lisboa, para cumprir um voto. Tomou o nome de Irmão Nuno de Santa Maria. Faleceu a 1 de novembro de 1431. Foi beatificado em 1918 pelo Papa Bento XV e canonizado a 26 de abril de 2009 como São Nuno de Santa Maria pelo Papa Bento XVI, em Roma.
Data: último fim de semana de abril
Local: Seminário das Missões – Cernache do Bonjardim
GPS: N 39°48’54.0” W 8°11’22.5”
Festa de São Simão e São Pedro
Reza a história que o Nesperal é terra muito antiga, marcada por fortes tradições e com gentes muito arreigadas aos seus usos e costumes. A festa tem a particularidade de celebrar os seus dois padroeiros: o novo (São Simão) e o antigo (São Pedro). Todos os anos, centenas de pessoas procuram o característico arraial desta festividadem situado mesmo em frente à bonita igreja paroquial, que possui um dos mais valiosos espólios artísticos da região.
Data: último fim de semana de julho
Local: Igreja paroquial do Nesperal
GPS: N 39°48’45.8” W 8°09’59.9”
Festa de Nossa Senhora da Glória
Data: mês de agosto
Local: Moita Fundeira – Nesperal
GPS: N 39°48’11.3” W 8°09’27.4”
Festa de Nossa Senhora da Anunciação
Data: mês de julho
Local: Igreja Paroquial de Palhais – Tira
GPS: N 39°45’52.1” W 8°11’53.6”
Festa de Nossa Senhora da Nazaré (Festa da Surra)
É uma das festas com tradições mais enraizadas no território e bastante concorrida pelos devotos a Nossa Senhora da Nazaré. Também conhecida como Festa da Surra, junta todos os anos largas centenas de pessoas, que acorrem ao recinto da capela, situada na povoação de Lameira dos Reis. O programa é sempre bastante ecclético, com muitas surpresas e atividades diferenciadoras.
Data: primeiro fim de semana de setembro
Local: Capela de Nossa Senhora da Nazaré (Lameira dos Reis - Palhais)
GPS: N 39°45’32.8” W 8°12’40.5”
Festa de São Pedro
A Festa do Trízio realiza-se em julho e é dedicada a São Pedro. Esta festividade é por norma muito animada, especialmente a nível musical, e por isso conta sempre com muita adesão por parte dos jovens que a ela acorrem com um grande espírito de diversão. As origens desta festa parecem remontar aos finais do século XVIII, ainda que os primeiros registos documentais da sua realização surjam apenas na segunda metade do século XIX.
Data: mês de julho
Local: Capela de São Pedro – Trízio (Palhais)
GPS: N 39°44’19.3” W 8°13’26.1”
Festa de Santo António
Data: mês de junho
Local: Valongo
GPS: N 39°46’17.4” W 8°09’31.5”
União de Freguesias da Cumeada e Marmeleiro
Festa de Santa Ana
Na bonita aldeia da Cumeada, decorre anualmente uma imponente festa dedicada a Santa Ana. Esta festividade tem raízes no século XIX, pois que, em 1891, já se realizava, com o concurso de uma filarmónica e queima de várias peças de fogo de artifício. São muitos os que anualmente não dispensam a presença nesta festa, um importante ponto de encontro entre a populaçºao presente e a que se encontra emigrada.
Data: primeiro domingo de agosto
Local: Igreja Paroquial da Cumeada
GPS: N 39°46’21.4” W 8°06’52.4”
Festa de Santo António
Data: último fim de semana de julho
Local: Igreja Paroquial do Marmeleiro
GPS: N 39°45’39.8” W 8°04’23.9”
União de Freguesias de Ermida e Figueiredo
Festa de Nossa Senhora da Esperança
Data: mês de julho
Local: Igreja de Nossa Senhora da Esperança (Ermida)
GPS: N 39°48’21.8” W 7°57’12.1”
De seculares tradições, a Ermida de Nossa Senhora da Esperança (hoje igreja) aparece já referenciada como local de grande devoção no inquérito paroquial de 1758. São muitos os que anualmente acorrem a este local, onde desde meados do século XX acontece a festa em honra da padroeira da freguesia. O pragama profano dá mais cor, música, boa disposição e muitos motivos de entretenimento às gentes da terra.
Festa de Nossa Senhora de Fátima
Data: segundo fim de semana de setembro
Local: Sipote – Ermida
GPS: N 39°47’26.7” W 7°58’13.8”
Festa de Nossa Senhora da Guia
Data: primeiro domingo de setembro)
Local: Dona Maria – Ermida
GPS: N 39°49’25.3” W 7°58’07.1”
Festa de São Domingos
Data: segundo domingo de julho
Local: Capela de São Domingos (Relvas – Ermida)
GPS: N 39°50’37.3” W 7°57’27.5”
Festa de São Marcos
Data: mês de abril
Local: Capela de São Marcos (Castanheiras – Ermida)
GPS: N 39°48’42.1” W 7°56’34.9”
Festa de São João Batista
Data: último fim de semana de julho
Local: Igreja Paroquial do Figueiredo
GPS: N 39°50’10.9” W 7°59’08.5”
A Festa de São João Baptista tem carácter religioso e popular. A missa solene e procissão em honra do padroeiro são os momentos mais importantes desta celebração, que conta também com muita animação proporcionada pelos vários espetáculos musicais que acontecem durante três dias.
Festa de Nossa Senhora da Conceição
Data: mês de julho | 8 de dezembro
Local: Ribeiro – Figueiredo
GPS: N 39°50’16.7” W 7°59’42.3”
Freguesia de Pedrógão Pequeno
Festa de Nossa Senhora da Confiança
É uma das romarias mais antigas da região e com raízes ancestrais. Já no século XVIII se realizava esta imponente festa, que contava também com uma feira bastante concorrida.
A romaria de Nossa Senhora da Confiança dura três dias e atrai pessoas de vários pontos do país. São muitas as tradições associaadas à festividade, que tem na procissão das velas do primeiro dia um dos seus pontos altos. Referência também para i imponente fogo de artifício. A festa decorre na capela de Nossa Senhora da Confiança, um pequeno templo de cariz medieval construído sob os escombros de um castro pré-lusitano. A capela foi construída em 1906 e possui uma só nava, além de três altares.
Data: 7, 8 e 9 de setembro
Local: Capela de Nossa Senhora da Confiança – Pedrógão Pequeno.
GPS: N 39°54’39.4” W 8°07’49.3”
Festa de Nossa Senhora de Fátima
Data: mês de maio
Local: Casal Novo – Pedrógão Pequeno
GPS: N 39°53’05.8” W 8°06’11.6”
Festa de São Rafael
Data: mês de setembro
Local: Capela de São Rafael - Bravo (Pedrógão Pequeno)
GPS: N 39°55’07.5” W 8°04’04.1”
Freguesia da Sertã
Festa de Nossa Senhora dos Remédios
E a "mãe" de todas as romarias no concelho da Sertã, pois já no século XVII se realizava esta imponente celebração, dedicada inicialmente a Nossa Senhora do Olival (invocação original da capela) e depois a Nossa Senhora dos Remédios. Agostinho de Santa Maria escrevia, em 1711, que "são cont+inuos os concursos e as romagens que se fazem àquela Senhora e todos vão buscar a sua proteção". A 14 de agosto a festa é dedicada a São Nuno de Santa Maria (que aqui vinha rezar antes das batalhas, enquanto que a 15 de agosto é Nossa Senhora dos Remédios a merecer destaque. Como notas de saliência sublinhe-se o imponente fogo de artifício do dia 14 de agosto e a majestosa procissão na tarde do dia 15 de agosto.
Data: 14 e 15 de agosto
Local: Capela de Nossa Senhora dos Remédios - Sertã
GPS: N 39°48’03.27” W 8°04’56.10”
Festa de Nossa Senhora da Graça
Data: segundo fim de semana de outubro
Local: Capela de Nossa Senhora dos Remédios - Sertã
GPS: N 39°48’03.27” W 8°04’56.10”
Festa de São Pedro
São Pedro é o padroeiro da vila da Sertã e é também ele o celebrado nesta curiosa festa, realizada no adro da Igreja Matriz da Sertã. Este espaço carregado de história e de estórias é o cenário ideal para uma festa, que se notabiliza pela animação e pelo convívio popular. Sagrado e proano em verdadeira comunhão.
Data: último fim de semana de junho
Local: Igreja Matriz da Sertã
GPS: N 39°48’24.46” W 8°05’28.27”
Festa de São Miguel e São Lucas
As povoações do Outeiro da Lagoa, Calvos e restantes casais, organizam há quase dois séculos as festas em louvor de São Miguel e São Lucas. A festa tem uma curiosidade: num ano venera-se São Miguel (capela nos Calvos) e no seguinte São Lucas (capela no Outeiro da Lagoa). São milhares os que aqui acorrem anualmente, numa festa que se tornou referência obrigatória no calendário de festividades do concelho da Sertã.
Data: terceiro fim de semana de agosto
Local: Capela São Miguel - Calvos | Capela de São Lucas - Outeiro da Lagoa
GPS: 39°48’11.0” W 8°08’41.7”
Festa de São Tiago e Nossa Senhora das Dores
A Codiceira é uma bonita aldeia da freguesia da Sertã, onde anualmente se realiza a festa dedicada a São Tiago e Nossa Senhora das Dores. A festividade tem raízes muito antigas, decorrendo pelo menos desde 1824, ano em que foi criada a capelania local. O programa é sempre muito variado, com música, leilão e fogaças, quermesse, inúmeros petiscos, além da tradicional missa solena, seguida de procissão.
Data: 3.º Fim-de-semana de julho
Local: Capela de São Tiago - Codiceira
GPS: N 39°49’56.4” W 8°06’25.2”
Festa de Nossa Senhora da Saúde
Nas povoações do Maxial da Estrada e Maxialinho, a festa em honra de Nossa Senhora da Saúde é o ponto mais alto de umo feito de trabalho e muitas canseiras. A opoulação une-se nos preparativos desta festividade, onde um arraial sempre animado por bandas musicais é imagem de marca. A missa solene, a procissão ou o leilão de fogaças são outros motivos de interesse.
Data: 2.º Fim-de-semana de julho
Local: Capela de Nossa Senhora da Saúde - Maxial
GPS: N 39°50’31.1” W 8°03’16.9”
Festa de Nossa Senhora da Penha de França e Senhor dos Aflitos
A antiquíssima capela de Nossa Senhora da Penha de França, na aldeia e capelania da Passaria, é o local onde há vários anos se invoca esta santa protetora contra pestes e catástrofes e que em, no mês de setembro, uma imponente festa, que junta centenas de pessoas. Durante quatro dias, o programa é bastante variado, incluindo missa, procissão, torneios desportivos, bailes e ogo de artifício.
Data: 1.º Fim-de-semana de setembro
Local: Capela de Nossa Senhora da Penha de França - Passaria
GPS: N 39°50’58.7” W 8°06’49.5”
Festa de São Domingos e Nossa Senhora da Conceição
A primeira referência a esta festa é de 1891, o que comprova a sua antiguidade. Realizava-se inicialmente na velha ermida de São Domingos e, posteriormente, pssou para a bela capela construída em 1971. Toda a estividade é muito marcada pela devoção das gntes das aldeias circundantes, que não se rogam a esforços para dar o maior bilho a uma celebração que mistura sagrado e profano.
Data: 3.º Fim-de-semana de agosto
Local: Capela de São Domingos - Serra de São Domingos
GPS: N 39°51’00.6” W 8°05’43.9”
Festa de Nossa Senhora da Nazaré
O Amioso é uma aldeia onde as tradições falam sempre mais alto e sua festa de verão, em honra de Nossa Senhora da Nazaré, não é exceção. As origens desta festa remontam ao século XIX, pois que em 1894 já a Filarmónica da Sertã vinha abrilhantar o arraial. Hoje, a festividade mantém a mesma dinâmica, embora aconteça na capela nova, que substituiu a antiga situada no limite urbano da localidade.
Data: 2.º Fim-de-semana de agosto
Local: Capela de Nossa Senhora da Nazaré - Amioso
GPS: N 39°51’51.9” W 8°05’08.4”
Festa da Rainha Santa Isabel
O culto intenso em torno da Rainha Santa Isabel tem na aldeia das Pombas mais uma das suas poderosas manifestações em território nacional. No primeiro fim-de-semana de julho, são muitos os que tradicionalmente acorrem à capela onde se lhe presta culto e se venera a sua imagem.
A festa é marcada pela muita animação das gentes desta e das aldeias vizinhas, aproveitando a oportunidade para momentos de reencontro e convívio.
Data: 1.º Fim-de-semana de julho
Local: Capela da Rainha Santa Isabel - Pombas
GPS: N 39°49’00.9” W 8°03’03.9”
Festa de São Facundo
O importante jornal O Século já se refeira a esta festa em 1897: "Realizou-se no domingo, no Casalinho, d'esta villa, a festa de São Fagundo. Durante o dia esteve o arraial muito concorrido. No fim da missa, o festeiro Luiz Martins, do Casal, ofereceu um lauto jantar aos seus amigos d'esta villa". A festa mantém, ainda hoje, toda a sua autenticidade e um brilho muito característico em todo o arraial.
Data: mês de julho
Local: Capela de São Facundo - Casalinho de São Facundo
GPS: N 39°49’09.7” W 8°04’49.5”
Festa de São Sebastião
Data: 20 de janeiro
Local: Capela de São Sebastião - Sertã
GPS: N 39°48’08.49” W 8°05’54.58”
Festa de Santo António
Data: mês de junho
Local: Capela de Santo António - Sertã
GPS: N 39°48’39.73” W 8°05’51.56”
Freguesia do Troviscal
Festa de São Vicente
A religiosidade da população do Troviscal é absolutamente singular. Os primeiros templos datam de séculos muito recuados, assim como o seu orago de tradição medieval (S. Vicente). Da festa sabe-se que é muito antiga, como relatam os registos da Junta de Paróquia - em 1839 a festa custava 12 590 réis. Inicialmente, a festividade acontecia no mês de janeiro, mas foi depois transferida para o mês de agosto, altura em que a população cresce significativamente na aldeia.
Data: primeiro fim de semana de agosto
Local: Igreja Paroquial do Troviscal
GPS: N 39°51’44.0” W 8°01’05.6”
Festa de Nossa Senhora das Dores
Nossa Senhora das Dores é o orago venerado na capela situada na Marinha de Vale Carvalho, uma adeia com raízes ancestrais e muito ligada à história do território. A festa que anualmente acontece no mês de setembro é bastante concorrida e inclui um programa variado, onde se destaca a missa e procissão, o cartaz musical, o leilão de fogaças e a quermese.
Data: mês de setembro
Local: Capela de Nossa Senhora das Dores - Marinha de Vale Carvalho
GPS: N 39°52’56.4” W 8°04’45.1”
Festa de Santa Bárbara
Na enconsta da serra de Alvéolos, destaca-se a Macieira, uma das aldeias mais progressivas e dinâmicas da freguesia do Troviscal. Todos os anos, desde finais do século XIX, aqui se realiza uma imponente festa em louvor a Santa Bárbara.
A população tem grande carinho pela celebração e o número de pessoas que aqui acorrem é sintomático da importância desta festa.
Data: último fim de semana de agosto
Local: Capela de Santa Bárbara - Macieira
GPS: N 39°52’54.3” W 8°02’31.8”
Festa de São Bartolomeu
Diz a tradição que, a 24 de agosto, dia de São Bartolomeu, o Diabo anda à solta. No Carvalhal do Troviscal, a capela local recebe a festa em honra deste orago protetor dos males de pele, gaguez ou efeitos demoníacos. A festa é muito afamada na região e durante dois dias são muitos os que aqui acorrem em romaria ou simplesmente à procura de diversão.
Data: 3.º fim de semana de agosto
Local: Capela de São Bartolomeu - Carvalhal
GPS: N 39°51’47.9” W 7°59’26.4”
Festa de São José e Nossa Senhora dos Bons Caminhos
Data: último fim de semana de julho
Local: Capela de São José - Vale do Laço
GPS: N 39°53’25.4” W 8°00’04.7”
Freguesia da Várzea dos Cavaleiros
Festa do Santíssimo Sacramento
Data: terceiro fim de semana de maio
Local: Igreja Paroquial da Várzea dos Cavaleiros
GPS: N 39°47’37.6” W 8°01’17.2”
Festa de São Tiago
A festa de São Tiago é um dos ex-libris da aldeia do Mosteiro de São Tiago, na freguesia da Várzea dos Cavaleiros. Todos os anos, a comunidade trabalha afincadamente para que a sua festa honre o padroeiro. Aliás, a ligação a São Tiago é muito forte e evidencia-se na antiga capela que lhe é dedicada neste lugar e que os registos fazem crer que terá pertencido ao mosteiro aqui existente desde o século XI.
Hoje a festa acontece na capela nova (inaugurada na década de 1980) e os motivos de diversão são muitos, assim como a alegria de quem recebe nesta aldeia.
Data: último fim de semana de julho
Local: Capela de São Tiago – Mosteiro de São Tiago (Várzea dos Cavaleiros)
GPS: N 39°49’23.5” W 8°01’36.6”
Festa de Nossa Senhora dos Aflitos
Data: mês de agosto
Local: Capela de Nossa Senhora dos Aflitos – Póvoa (Várzea dos Cavaleiros)
GPS: N 39°47’21.2” W 8°02’06.6”
Festa de São José
Data: mês de março
Local: Capela de São José – Maljoga (Várzea dos Cavaleiros)
GPS: N 39°46’03.8” W 7°59’51.2”
Nota: As Festas Populares do concelho da Sertã são da responsabilidade exclusiva da Comissão de Festas de cada festividade. Por esse motivo, as datas, ou até mesmo a sua realização, podem sofrer alterações.