O Município da Sertã tem implementado no concelho o projeto "Radar Social" que pretende contribuir para o reforço do apoio social a pessoas, famílias ou grupos em situação de vulnerabilidade ou exclusão social. A equipa multidisciplinar deste projeto encontra-se no terreno a desenvolver um trabalho de parceria e de cooperação, de referenciação e de (re)conhecimento dos problemas de pobreza, exclusão social ou discriminação nas suas múltiplas dimensões, em complementaridade com o Conselho Local de Ação Social (CLAS) da Rede Social.
O "Radar Social" consiste num modelo de apoio social próximo, proactivo e inovador, visando a implementação de um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação dos territórios na ativação das respostas e otimização dos recursos, pretendendo conferir maior eficácia à ação social. Para além da constituição da referida equipa multidisciplinar, este projeto prevê a realização de diagnósticos sociais locais interpretativos da realidade social.
A equipa técnica do "Radar Social" encontra-se no Gabinete de Ação Social e Saúde da Câmara Municipal da Sertã e poderá ser contactada por qualquer pessoa (através do 274 600 300 ou
Esta iniciativa resulta de uma candidatura do Município da Sertã no montante de cerca de 170 mil euros no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. O Radar Social decorrerá até 31 de março de 2026.