Notícias

Produtos sertaginenses novamente distinguidos em Concursos Nacionais

Sld-CN-MedalhasSrt   Os Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim, os enchidos, o Bucho e o Maranho da Sertã foram novamente distinguidos com diversas medalhas nos concursos nacionais promovidos ao longo do primeiro quadrimestre do ano pelo CNEMA (Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas) e pela Qualifica/oriGin Portugal. A participação nestes concursos nacionais contou com o apoio do Município da Sertã e da APROSER na elaboração de algumas candidaturas.

 

No 12.º Concurso Nacional de Ensacados Tradicionais Portugueses, o Maranho da Sertã produzido pela Casel Lda/Dom Casel Talhos arrecadou a Medalha de Ouro e a distinção "Melhor dos Melhores". O Bucho da Sertã obteve duas Medalhas de Ouro, atribuídas à Carnes Simões, Lda e à Casel Lda/Dom Casel Talhos. Também o Paio do Lombo da Sertã produzido pela Carnes Simões, Lda conquistou a Medalha de Ouro.

No que diz respeito ao 12.º Concurso Nacional de Enchidos Tradicionais Portugueses a Morcela da Sertã produzida pela Casel Lda/Dom Casel Talhos conquistou a Medalha de Ouro. Neste mesmo concurso, a Morcela Doce da Sertã produzida pela Carnes Simões, Lda obteve a Medalha de Prata.

Por fim, o 11.º Concurso Nacional de Doçaria Conventual Tradicional Portuguesa atribuiu a Medalha de Ouro aos Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim, produzidos pela Pastelaria império – Gapo & Oliveira Lda.

Carlos Alberto de Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, regozija-se pelas medalhas atribuídas: "Constituem mais uma prova da elevada qualidade e distinção dos produtos endógenos sertaginenses. Felicito os produtores por todo o trabalho desenvolvido ao longo dos anos, que se materializa no reconhecimento e nas distinções obtidas, alavancando a promoção do concelho da Sertã através dos seu produtos."

Apurar os sabores típicos e mais genuínos do país, respeitando os modos de produção e preparação dos costumes dos antepassados e promover a prática continuada do uso dos ingredientes autênticos da gastronomia tradicional portuguesa, são os objectivos dos referidos concursos. Recorde-se que para serem considerados Prémios "Medalha de Ouro" os produtos são avaliados em contexto de prova cega e a sua pontuação máxima final tem de ser superior a 80%, numa rigorosa prova sensorial, realizada no CNEMA por júris com experiência em cada área/categoria.

As provas decorreram no âmbito da Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo e do Salão Prazer de Provar (Concursos Nacionais de Produtos Tradicionais Portugueses e Concurso Nacional de Inovação com Tradição), o CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (Concurso Nacional de Azeites de Portugal) e a FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (Concurso Nacional de Mel).

Logo da Câmara Municipal de Sertã

Contactos

Telefone: 274 600 300 (1)
Fax: 274 600 301 (1)
E-mail: geral@cm-serta.pt

(1) Chamada para a rede fixa
nacional.

Horário de atendimento ao público
Segunda a Sexta, das 09h00 às 12h30
e das 13h30m às 16h30

Banner Cofinanciado por