Horários

Plano Municipal de Alterações Climáticas

Plano Municipal de Alterações Climáticas estabelece a visão, objetivos e metas para o combate às alterações climáticas no concelho da Sertã, bem como, um conjunto de medidas de mitigação das vulnerabilidades identificadas a partir da análise climática do território.

O PMAC corporiza as opções municipais em matéria de alterações climáticas e destina-se a agentes públicos, sociedade civil e restantes partes interessadas, assumindo uma abordagem de curto prazo (2030), em alinhamento com os períodos temporais das estratégias nacionais e regionais.

<embed src="/images/imagens/2024/PMAC_Serta.pdf" type="application/pdf" width="100%" height="800"></embed>

Discussão Pública – Toponímia e Numeração de Polícia para vários arruamentos do Concelho

A Câmara Municipal da Sertã publicou, recentemente em Edital, propostas referentes à Toponímia e Numeração de Polícia para vários arruamentos do Concelho da Sertã. As propostas encontram-se no período de discussão pública. Os interessados poderão consultar as propostas e apresentar sugestões ou reclamações. As propostas estão disponíveis para consulta na Divisão de Obras Municipais da Câmara Municipal da Sertã, todos os dias úteis entre as 9 e as 12h30 e as 13h30 e as 17 horas. Estão também disponíveis para a consulta nas tabelas seguintes.

As sugestões deverão ser apresentadas por escrito no Balcão de Atendimento Único, enviadas por correio (Câmara Municipal da Sertã, Largo do Município, nº 14, 6100-738 Sertã), ou por correio eletrónico ( Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) até 14 de fevereiro de 2025.

A toponímia é a divisão da onomástica que estuda os topónimos, ou seja nomes próprio de cidade, vilas, aldeia, lugares, praças, ruas, etc. A origem da Toponímia e a evolução têm ligações à historia, arqueologia e geografia. Fator de valorização do património histórico e cultural, a toponímia permite identificar, orientar, comunicar e localizar imóveis urbanos e rústicos e referenciar localidades.

Lista de Topónimos propostos:

Novos Topónimos
 
Freguesia de Pedrógão Pequeno
 Casal dos Bufos - Caminho Fundo dos Covões     
 Pedrógão Pequeno    
 Tapadinha    
 
Freguesia da Sertã
 Alto do Boeiro    
 Cruz Fundeira    
 Venda da Pedra    
     
Freguesia de Troviscal - Freguesia de Sertã    
 Marinha de Vale Carvalho    
     
União de Freguesias de Ermida e Figueiredo    
 Ermida - Travessa dos Sobreiros    
     
União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais    
 Moinhos da Ribeira    
 Pinheiro    
     
 Eliminação de Topónimos    
     
Freguesia de Pedrógão Pequeno    
Vale do Rei    
     
Alteração de traçado de Topónimos    
     
Freguesia da Sertã    
Cruz Fundeira    
Sertã    
     
Correção/Alteração de Topónimos    
     
União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais    
Casal Madalena    
Nesperal    

 

Banco Alimentar

banco alimentarO Município da Sertã, em parceria com a Junta de Freguesia do Castelo e a União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, participa nas campanhas anuais do Banco Alimentar Contra a Fome (Maio e Novembro).

São apoiadas pelo Banco Alimentar Contra a Fome, através do Setor de Ação Social do Município da Sertã e das Juntas de Freguesia parceiras, mais de 60 famílias distribuídas pelo concelho.

Para qualquer informação, inscrição ou esclarecimento deverá entrar em contacto com o Setor de Ação Social da Câmara Municipal da Sertã, através do telefone 274 600 300 ou pelo e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

Featured

Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS)

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) surge como uma resposta importante na proteção especializada aos grupos vulneráveis.

Resulta da transferência de competências para os órgãos municipais e para as entidades intermunicipais, no domínio da ação social, desencadeada pelo Decreto-Lei n.º 55/2020, de 12 de agosto, na sua redação atual.

São objetivos do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) do Município da Sertã:
a) Informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequadas a cada situação, em articulação com os competentes serviços e organismos da administração pública;
b) Apoiar em situações de vulnerabilidade social;
c) Prevenir situações de pobreza e de exclusão social;
d) Contribuir para a aquisição e ou fortalecimento das competências das pessoas e famílias, promovendo a sua autonomia e potenciando as redes de suporte familiar e social;
e) Assegurar o acompanhamento social do percurso de inserção social;
f) Mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional.

O SAAS garante o atendimento e o acompanhamento social de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, nomeadamente:
- Atendimento em situação de emergência social;
- Acompanhamento da componente de inserção aos beneficiários de Rendimento Social de Inserção (RSI);
- Atendimento às comunidades migrantes;
- Apoio no encaminhamento para vagas comparticipadas ou vagas sociais;
- Diagnóstico e avaliação para atribuição de prestações pecuniárias de caráter eventual.

O SAAS é assegurado por uma equipa técnica multidisciplinar constituída por profissionais de serviço social e de psicologia.

O Serviço funciona na Câmara Municipal da Sertã e tem o seguinte horário de atendimento: segundas-feiras e sextas-feiras, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 16h.

Image

O Radar Social, financiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência (medida C03-i01-m03 – “Criação de equipas para projeto piloto”), assenta no desenvolvimento de um trabalho de parceria e de cooperação, de referenciação e de (re)conhecimento dos problemas de pobreza, exclusão social ou discriminação nas suas múltiplas dimensões, em complementaridade com o Conselho Local de Ação Social (CLAS) da Rede Social.

O Radar Social operacionaliza-se através da criação de equipas multidisciplinares para implementação de projeto piloto, em Portugal Continental, com a duração de 27 meses, que visa testar um modelo de apoio social próximo, proativo e inovador, de acordo com a dimensão populacional residente em cada concelho e a abrangência da intervenção.

A medida tem, no essencial, como objetivos a atualização dos instrumentos de planeamento da Rede Social – Diagnóstico Social, Plano de Desenvolvimento Social (PDS) e Plano de Ação – e a implementação de um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação dos territórios na ativação das respostas e otimização dos recursos, visando trazer maior eficácia à ação social das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social e integrada numa perspetiva do desenvolvimento local.

Com um montante global de cerca de 170 mil euros para o concelho da Sertã e duração prevista até 31 de março de 2026, o Radar Social pretende, assim, dar um contributo decisivo para a construção, atualização e enriquecimento do conhecimento sobre o território.

Notícia associada: https://serta.cimtejo.org/index.php/comunicacao/noticias/170-mil-euros-do-prr-para-criar-radar-social-na-serta

Logo da Câmara Municipal de Sertã

Contactos

Telefone: 274 600 300 (1)
Fax: 274 600 301 (1)
E-mail: geral@cm-serta.pt

(1) Chamada para a rede fixa
nacional.

Horário de atendimento ao público
Segunda a Sexta, das 09h00 às 12h30
e das 13h30m às 16h30

Banner Cofinanciado por